A mineira e o pão de queijo

A pedidos, estou aqui para postar sobre como fazer pão de queijo na Suécia.. Como todos sabem sou mineira, e como todo bom mineiro, amo pão de queijo.. E se for numa roça, tomando um café fresquinho, com queijo canastra e broa de milho em cima da mesa.. Ai.. Nossa… Que pensamento mais bucólico e nostálgico… Não foi bem assim aqui na Suécia mas mesmo assim deu pra sentir o gostinho de casa de novo.. Que delícia! Quando vim, eu trouxe na mala 2 pacotes de mistura para pão de queijo, que é fabricada pela minha família em Formiga, já pensando na necessidade de se comer coisas do Brasil.. E hoje resolvi fazer meu tão delicioso pão de queijo…

Sei que aqui na Suécia é uma dificuldade para as brasileiras encontrarem os produtos tão queridos do Brasil, mas nas maiores cidades como Stockholm ou Göteborg existem alternativas.. Tenho uma amiga que usa uma espécie de polvilho, proveniente da China (foto logo abaixo), e diz ela que fica ótimo. Vou na casa dela ver ela preparar semana que vem. Mas como eu tinha a mistura foi bem mais fácil para mim.. As outras misturas que se encontram no mercado aqui na Suécia, Yoki e etc não são tão boas quanto essa, e eu não sei dizer se seguindo a mesma receita da minha mistura funciona, mas quem quiser pode tentar…

IMG_0614

Polvilho encontrado em lojas da China

Polvilho encontrado em lojas da China

Bom, vamos ao que interessa:

Pão de Queijo de Mistura Flexinha

Ingredientes:

500gr de mistura (meu pacote é de 1kg, mas fiz só 500gr pra economizar e não dar um volume muito grande)

200gr de ovos +- 4 ovos (com os ovos de “codorna” daqui, tem que colocar mais que 4, mas é só pesar)

200ml de água

200gr de queijo ralado da sua preferência (Pode-se utilizar o queijo que quiser, tem pessoas que preferem um sabor mais intenso no pão de queijo, daí pode-se usar um tipo parmesão. Mas eu prefiro um sabor mais suave, e utilizei o Herrgård, e ficou perfeito, bem próximo de um feito com queijo Minas ou Canastra)

Modo de Fazer:

Colocar numa batedeira com ganchos ou num recipiente (se for sovar com as mãos) a mistura e os ovos. Bater por uns 2 minutos. Depois ir acrescentando a água até a massa ficar mais homogênea, tipo uma meleca grudenta. Depois acrescentar o queijo e misturar bem. Depois, untar as mãos com margarina, óleo ou manteiga e fazer bolinhas, nem muito grandes, nem muito pequenas, o nosso querido lagom. Se for assar logo de uma vez, é só untar uma forma com óleo e dispor as bolinhas com pelo menos uns 3cm entre elas. Assar de 20 a 30 minutos, com temperatura de 180°C. Se for congelar, como eu fiz, é só colocar elas uma ao lado da outra numa forma e levar ao freezer. Depois de congeladas, é só tirar da forma, colocar num saquinho plástico e armazenar no freezer.

Rende +- 60 porções

Lanche perfeito para servir rápido para convidados, ou matar aquela saudade do Brasil!

Hmmmmm!

Hmmmmm!

4 thoughts on “A mineira e o pão de queijo

  1. Nossa Pri, lendo o seu comentário imaginando este pãozinho de queijo quentinho na minha mesa, cheguei a ouvir a sua voz cantada com este sotaque de mineirinha explicando a receita. Já vi que hoje não dormirei direito com minhas lombrigas dancando no meu estômago 😦

    A pergunta é: Esta receita só funciona com a mistura para pão de queijo ou caso eu use este polvilho da China também serve???

    Please responda a esta esfomeadazinha aqui, pois se servir amanhã mesmo parto para a lojinha tailandesa no centro para comprar um quilo.

    Beijoca e deguste um bem quentinho por mim!

    • Nunca provei pão de queijo menina, mas todos os brasileiros dizem que é delicioso e a minha curiosidade está crescendo a cada dia, haha! A combinação pão + queijo não falha nunca!
      Beijos

      • Pão de queijo é uma das maravilhas oriundas da minha terrinha Minas Gerais Joana.. Lanche rápido e prático e popular por todo o Brasil… Deve ser bem difícil encontrar uma lanchonete no Brasil que não venda o pão de queijo…

        Bjoss

    • Oiii Ka!
      hahaha Que bom que gostou! Olha, essa receita funciona para a mistura de pão de queijo que minha família fabrica e vende lá no Brasil.. Nunca testei com outras misturas prontas, portanto não sei falar se dá certo.. Mas fique a vontade para testar se encontrar misturas de outras marcas… Agora com o polvilho encontrado aqui, com certeza deve ser uma receita diferente.. Como tinha falado vou ver se encontro com essa minha amiga que faz pão de queijo com ele essa semana.. Daí lhe informo se fica bacana msm ou não..

      Super bjo!

Deixe um comentário

