Rio: A saga do visto

Dia 25 de maio tive que ir ao Rio de Janeiro para pegar meu visto que ficou pronto. Ok, matei um dia de trabalho, saímos na quinta e amanhecemos lá de busão. Programamos de chegar e tomar café na Confeitaria Colombo, para já começar nosso passeio turístico de 1 dia. Saindo da rodoviária e perguntamos onde eram os pontos de ônibus, e as informações que nos foram passadas, só nos fizeram dar uma volta no quarteirão da rodoviária e voltar ao mesmo lugar, onde os pontos de ônibus estavam, na frente da rodoviária aff… Até aí tudo bem, pegamos o busão cheio de cariocas indo pro trabalho, e fomos… Só que o Rio está em obras, para os eventos esportivos que estão por vir, e o ônibus deu volta, passou por meio de favelas, ou seja, demoramos tipo 1 hora no busão pra chegar ao centro… Chegando à Confeitaria, faltavam uns 20 minutos para abrir ainda haha, tivemos que esperar… Mas valeu a pena, que lugar lindo, cheio de história, me senti como em “Meia-noite em Paris” do Woody Allen… Pedimos um café tipo colonial, com baguetes, torradas gigantes, manteiga, geléia, chá, leite, suco, tudo que tínhamos direito… Nos alimentamos MUITO bem e seguimos para o Leblon, onde fica o consulado da Suécia…

Confeitaria Colombo

Café da Manhã

Depois de mais um bom tempo no ônibus, chegamos à famosa Av. Gen. San Martin, e achamos o consulado… Muito pequeno mas super sueco, já me senti bem =)… Conversamos com a Lena, agente consular, que já havia conversado comigo por emails, ela me entregou meu Uppehålltillstånd (visto permanente) e deu algumas informações úteis de o que fazer… Conversa vai conversa vem, já peguei um contato com ela do presidente da Câmara de Comércio SWE-BRAS, e uma possível oportunidade de emprego, o que já seria ótimo! E aí ela nos disse que haveria um evento beneficente (VIP hehe) na Igreja Escandinava logo a noite, e que a Petra Marklund estaria presente.. Nós não nos ligamos logo de início mas aí ela disse: a September! Aí logo eu e Andreas percebemos quem era.. Ela é tipo bem famosa na Suécia, e canta músicas mais dançantes de night clubs… Quem conhece a música “Cry for You” sabe quem ela é, esteve tocando nas rádios a uns tempos atrás… Enfim… Nos despedimos e saímos do consulado pensando no que iríamos fazer, pois tínhamos ônibus marcado de volta à tarde… Eu olhei pro Andreas, Andreas olhou pra mim e pensamos a mesma coisa: vamos nessa festa! Fomos a um shopping no Leblon pra ver se seria possível trocar a passagem por ali, e logo percebemos que não, teríamos que voltar ao Centro na rodoviária pra trocar… Pegamos o busão, atravessamos o Rio de novo e trocamos nossa passagem para 23:50.. Ali comemos um lanche, pois já era tipo umas 14:00 ou 15:00 e não tínhamos almoçado, só com o café da Confeitaria…

Dali partimos para nossa próxima programação, que era o Jardim Botânico, novamente, bus… haha Pobreza é foda, mas é assim que se economiza… Atravessamos o Rio de novo, agora 1:30 de viagem até o Jardim, que faltava 1 hr pra fechar.. Entramos, e nos admiramos como a paz e tranquilidade de uma floresta tropical em meio ao caos do trânsito do Rio de Janeiro… Vimos plantas e árvores de todos os tipos, lugares onde D. Pedro tomava café com sua família, até uma pequena cobra! Que o Andreas só faltou pular no meu colo hahaha… Foi um passeio muito relaxante e interessante, pois estávamos bem cansados de andar pra lá e pra cá no Rio…

Jardim Botânico

Precisávamos comer algo de jantar, pois estávamos morrendo de fome, e como eu também já havia programado de ir ao meu querido Pizza Hut (porque o Pizza Hut fechou em BH, eu me pergunto), pegamos outro bus e fomos para Copacabana nos esbaldar em pizza… Chegamos, comemos, e no banheiro do restaurante mesmo, dei uma ajeitada no cabelo, maquiagem, na roupa para seguirmos para o Flamengo na Igreja Escandinava… Pegamos outro bus, e fomos… Nessa viagem aconteceu um episódio muito engraçado… Ônibus lotado, ok, e um rapaz de mochila esbarrou em uma senhora mais baixinha e acho que seu brinco agarrou na mochila dele e ele puxou… Quase levou a orelha dela embora… Passamos o resto da viagem escutando a senhora xingar o menino de tudo quanto é nome, as pessoas do ônibus tomando partidos, e a farofa rolando solta no busão… Eu e Andreas nos segurando para não cairmos na gargalhada… hahaha.. Chegamos no Flamengo e descemos logo em frente ao edifício onde fica a Igreja, o que foi ótimo… Na porta já encontramos com um outro casal de feições européias, para ser mais específica nórdicas… Na porta do elevador do prédio tinha um recado que só podiam subir 3 pessoas, então fomos primeiro, e depois eles, quando chegamos lá em cima, tinha outro bilhete na porta dizendo que só podiam ir 2 pessoas hahaha.. O que seria a verdade eu não sei … Entramos no apartamento, e fomos conversar com esse casal, pois não conhecíamos ninguém a não ser a Lena do consulado.. Eram de Stockholm, e ele estava aqui a trabalho, numa feira… Logo os responsáveis do evento começaram a falar sobre o projeto CCDIA que é um projeto com crianças carentes do Rio e Niterói, para terem atividades construtivas após o colégio, e evitar que fiquem nas ruas à mercê da marginalização… Muito bacana.. Aí depois, a Petra falou que estava no Brasil para conhecer o projeto, e esteve com as crianças durante o dia, e que adorou tudo… E então ela foi tocar e cantar para nós… Nuss … Canta muitoo… Fiquei arrepiada… Todo mundo pediu bis e ela cantou outras músicas lá… Festinha com comes e bebes (muito bons) liberados, pessoas bacanas e interessantes, conhecemos muita gente legal, fizemos contatos, eu arrisquei meu pouco sueco e fiz sucesso hehe! E o mais legal, no sorteio de CDs da Petra, no penúltimo, quem ganha!?! Moi!!! Ganhei CD autografado, tirei foto (que não consegui pegar ainda).. Mas foi tudo muito divertido… Saímos de lá em cima da hora, tipo umas 11:30, e finalmente pegamos um táxi!!!! haha.. Chegamos a rodoviária correndo, alegrinhos de tantas caipirinhas, entramos no ônibus, nos sentamos e respiramos…. Conversamos do dia maravilhoso e surreal que tivemos, e logo pegamos no sono voltando pra BH….

CD da Petra

Deixe um comentário

